Autor
Da Redação / Com Assessoria
Lançamento da FIT Pantanal 2026 projeta evento gigantesco e promete transformar o turismo mato-grossense
A nova edição da FIT Pantanal ganhou destaque ao ser oficialmente lançada neste sábado (29), durante o Feirão FIT Turismo, realizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A ação, promovida pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Sistema Fecomércio-MT, movimentou o público com descontos de até 20% em viagens e experiências dentro do estado, ampliando a visibilidade dos destinos regionais e estimulando o fluxo turístico.
O presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, Wenceslau Júnior, afirmou que a cerimônia marca um ponto decisivo para o setor. “Aqui damos mais um passo que vai marcar a história da Fecomércio, Sesc e Senac e do Governo do Estado. Estamos divulgando um verdadeiro movimento para transformar o turismo do nosso estado. Queremos ver Cuiabá pulsando, recebendo cerca de 100 mil visitantes e mostrando ao mundo a grandeza do que somos: o encontro do Pantanal, da Amazônia, do Cerrado”, afirmou.
Segundo ele, a evolução da feira é resultado direto da união com diversas instituições parceiras. “A feira do próximo ano será um grande espaço de conexões, inovação e oportunidades. Nossos parceiros vão oferecer experiências únicas ao público e fortalecer ainda mais o turismo. Este evento já é motivo de orgulho para Mato Grosso e sabemos que pode ser ainda maior”, completou.
Prevista para ocorrer de 4 a 7 de junho de 2026, em Cuiabá, a FIT Pantanal deve reunir cerca de 100 mil visitantes com uma programação ampla, que inclui rodadas de negócios, gastronomia, fóruns especializados, apresentações culturais e exposições. A meta é consolidar a feira como a maior vitrine turística do Centro-Oeste e Norte, fortalecendo o trade e ampliando as oportunidades para toda a cadeia econômica.
A parceria com o Governo do Estado reforçou o lançamento com a retomada do portal Descubra Mato Grosso, plataforma que reúne roteiros, informações práticas e conteúdos para facilitar o planejamento dos viajantes. A iniciativa evidencia o alinhamento entre setor produtivo e poder público para ampliar a competitividade turística de Mato Grosso no cenário nacional e internacional.
O evento também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, que destacou como grandes iniciativas ajudam a impulsionar a imagem do estado. Ele lembrou do impacto recente da etapa da Stock Car em Cuiabá. “O Parque Novo Mato Grosso vem para somar força na realização de grandes eventos e para divulgar ainda mais Mato Grosso. Mesmo com o parque ainda em desenvolvimento, recebemos elogios de pilotos do mundo inteiro durante uma etapa da Stock Car. Aqui, muitos puderam descobrir Cuiabá. Eles ajudaram a lotar hotéis, restaurantes e movimentaram a economia. É esse impacto que buscamos repetir e ampliar com eventos como a FIT Pantanal, que fortalecem o turismo e colocam nosso estado em evidência”, destacou.